Como iniciar sua loja online: 2. Identifique o público-alvo da sua marca

2. Identifique o público-alvo da sua marca



Público-alvo é um grupo de pessoas (e potenciais clientes) que agrega características em comum – como geração, classe social e comportamento de compra – e serve como norte para as tomadas de decisão do seu negócio, especialmente nas questões de precificação e marketing. Conquistá-lo deve ser o seu foco – afinal, sem ele, não será possível vender.


Para determinar o público-alvo da sua loja virtual, é indispensável saber:


O que ele consome;

Com que frequência;

Quais são suas dores e necessidades (e se o seu produto as resolve);

Se pagariam por ele (como citado no capítulo anterior);

Quais são seus subgrupos existentes (o segmento de cosméticos, por exemplo, pode atender mais de um target: de jovens a mulheres maduras).

1. Crie personas

Considerando as subdivisões acima, busque identificar com mais afinco as personas e suas principais características, tais como:

Gêneros e idades;

Localidades (esse atributo te servirá também na definição dos meios de envio e valores de frete. Se seus targets forem predominantemente de uma ou duas cidades, por exemplo, você poderá criar descontos para tais regiões);

Interesses;

Ocupações e níveis socioeconômicos (que dizem respeito ao poder de compra e te guiarão na hora de precificar).

Para descobrir ainda mais detalhes do seu público-alvo, observe a concorrência: como ela se dirige a ele? E como ele interage?

Dessa maneira, você conseguirá delinear melhor o tom, as campanhas de publicidade e redes sociais mais eficazes para se comunicar e divulgar a sua loja virtual.

Comentários