19 dicas e truques de costura que você deve saber: Parte 1

 19 dicas e truques de costura que você deve saber: Parte 1


Costurar é um processo artesanal que exige um alto nível de concentração e habilidade. Embora seja uma atividade agradável, existem alguns aspectos que podem ser difíceis de controlar. Quando você é um iniciante, pequenos desafios de costura podem ser uma curva de aprendizado frustrante e muitas vezes exaustiva. Mas nem sempre tem que ser assim!


Confira essas ótimas dicas para tornar a costura mais rápida e divertida! Reunimos algumas dicas bacanas para facilitar sua vida como costureira. Eles conseguiram te ajudar a ser mais veloz em cada um destes passos e ainda terá mais liberdade para criar seus próprios artesanatos de costura originais e sem nenhum problema. Ao aprender todas essas dicas incríveis, você se perguntará como poderia ter vivido um dia sem elas.





1) Apenas bainhas Simples

Que tal fazer você mesmo um molde de bainha? Assim será muito mais fácil de fazer com marcações para cara um das medições de bainha que deseja aplicar aos projetos. Basta usar papel mais pesado e com uma régua comum, desenhar linhas com as medidas de bainha que você mais usa. Em seguida, basta colocar o tecido e com o ferro quente faça a dobra no tamanho que desejar, como mostra a imagem acima.


2) Costure botões com a máquina de costura.

Os botões são um ótimo acabamento para os itens essenciais de qualquer ambiente, mesmo que sejam apenas decorativos. É bom ressalta que costurar a mão é um processo trabalhoso e chato, por isso fazer por muito tempo pode acarretar em uma qualidade menor ao longo do tempo.


Você sabia que existe uma maneira muito fácil de costurar botões com sua máquina de costura? Além de serem ser mais seguros, eles ainda ficarão mais alinhados e vai dar para fazer isso várias vezes.


3) O segredo para enfiar a linha na agulha com facilidade

Se você estiver tendo problemas para enfiar a linha na ponta da agulha, aqui está uma dica muito simples que fará a diferença. Experimente usar um spray de cabelo no final da linha. Isso a tornará mais firme e você poderá passá-la pela cabeça da agulha se não houver problema. O melhor de tudo é que esse truque funciona para qualquer tipo e espessura de linha. 


4) Costure com bobinas maiores

Em vez de usar sempre pequenos carretéis e ter que parar várias vezes a produção para trocá-los, costuro com cones de overloque. E se ficar muito grande no alfinete, nosso truque é usar uma caneca ou caneca para armazenamento. Coloque o copo com o cone em sua área de trabalho, logo abaixo do eixo, e amarre a ponta da linha na máquina de costura como de costume. O cone formará um ângulo perfeito de 90 ° e a linha funcionará normalmente enquanto você trabalha.


5) Perfeita costura

A costura perfeita requer deixar alguns centímetros de excesso no tecido como margem de segurança ao costurar. Alguns padrões de costura já vêm acompanhados por este punho marcado. Como alternativa, você pode criar uma margem no tecido ao traçar o padrão. Para fazer isso, una dois lápis com um elástico ou fita e raspe o tecido. A linha externa desenhada pelo lápis será a sua margem de costura perfeita, e você só vai coçar uma vez, sem ter que fazer nenhuma medição.


6) Elásticos como guias de costura

Outra ótima dica é colocar faixas elásticas na base da máquina para não perder de vista os limites da costura, sem ter que arranhar o tecido. Dessa forma, você costurará exatamente a largura desejada, sem deixar o tecido se mover. Portanto, para aumentar e diminuir os limites de costura, basta deslocar os elásticos pela base da máquina.


7) Não perca as bobinas

Esta é uma dica de organização! Reaproveite os separadores de biqueira de borracha que a manicure usa para armazenar todas as bobinas. Dessa forma, eles não ficarão presos na sua mesa e você sempre saberá onde eles estão.


8) Almofada com lã de aço

Nossa última dica é ouro! Ao produzir um carimbo para colar agulhas e alfinetes, opte por usar lã de aço como enchimento. Portanto, suas agulhas e alfinetes estarão sempre afiadas. Clique aqui para saber como fazer em casa.

Comentários