3 dicas ótimas para quem está iniciando na costura

3 dicas ótimas para quem está iniciando na costura

 




Aprender a costurar é um caminho sem fim! Mas, como tudo na vida, os primeiros passos podem ser muito difíceis. Não se preocupe, tudo bem, e com os conselhos neste texto, estamos confiantes de que você superará os obstáculos em nenhum momento.


Quem não fica animado em ver as infinitas possibilidades que nossa criatividade é capaz de criar? Costurar é uma forma de moldar e realizar muitas das ideias que vêm à mente ... e que vemos no Instagram e na Pinterests por lá!


Muitos parecem muito pouco práticos, mas começar a costurar é um caminho sem fim, e com pouca prática já é possível transformar peças de tecido em vestimentas exclusivas e criativas e sentir aquele carinho que só quem entende.


Além de tudo isso, a atividade pode se transformar em uma ótima terapia! Quem se perde entre fios e agulhas goza de momentos de relaxamento e se esquece dos problemas. Pode parecer um exagero, mas não é! O aprimoramento da criatividade traz novas idéias, novos padrões de pensamento se desenvolvem e, nessa "meditação do tecido", muitos problemas são finalmente resolvidos!


É por causa destes e de outros que amamos tanto os tecidos: o mundo fica literalmente mais colorido com eles. Se você deseja entrar neste universo colorido conosco, continue lendo este texto. Ir?



Nossa lista de 10 dicas essenciais para quem quer aprender a costurar:


1. Lave os tecidos antes de costurar


Com certeza você comprou uma roupa perfeita no vestiário, mas depois da primeira lavagem ela nem penetrou em você, certo?


Assim é. Na verdade, muitas roupas são cortadas diretamente do tecido sem terem sido lavadas primeiro. Suas fibras estão todas esticadas e tensas. Depois de lavadas, as peças voltam ao estado inicial, as fibras relaxam (e também muito mais macias ao toque). É importante saber que isso não acontece com todos os tecidos, apenas com aqueles com fibras naturais.


Para evitar que suas roupas encolham na primeira lavagem, antes de cortar e costurar, procure sempre lavar e deixar o tecido secar na sombra.


É um teste de paciência para os ansiosos! A boa notícia é que os tecidos da Panólatras já vêm pré-lavados, então você não precisa se preocupar com isso. Apenas lave se quiser.


Enquanto isso, você pode começar a selecionar os seguintes itens de nossa lista!


 


2. Seja organizado


O local onde você trabalha deve ser organizado, isso não diz apenas a mesa de trabalho, mas sim todo o local. As peças de costura são variadas e, em sua maioria, pequenas. Portanto, é fundamental que tudo tenha o seu lugar, para não perder nenhuma peça, para que suas linhas não se enredem e sua experiência seja agradável.


Ter um canto dedicado a isso o ajudará a sentar e praticar algumas de suas artes mais recentes. Você certamente não fará isso com frequência, se precisar organizar sua área de costura toda vez que quiser focalizá-la.



3. Luz, mãos, ação!


Outro detalhe muito importante é a iluminação do local onde você vai costurar! As costuras exigem um alto nível de detalhe e haverá pontos que você só poderá ver com boa iluminação.


A maioria das máquinas de costura de hoje já tem um sistema de iluminação embutido, mas existem algumas luzes que o ajudarão a ver melhor os detalhes do seu trabalho.

Comentários