+7 dicas ótimas para quem está iniciando na costura

+7  dicas ótimas para quem está iniciando na costura


Já que muitos pediram, estamos trazendo mais 7 dicas de costura para vocês fazerem artesanatos com mais qualidade e facilidade. 





1. Compre ou produza uma caixa para guardar seus acessórios.


Como dissemos, as peças de costura são pequenas e delicadas. Além disso, muitos são nítidos e afiados. Assim, a caixa de costura é um item indispensável para quem quer aprender a costurar sem acidentes.



2. Invista em tesouras de tecido de boa qualidade


Você pode ver uma artesã usandop vários tipos de tesoura e pensar "não preciso desta de tesoura de tecido, desta de papel, desta de tal coisa", e de fato algumas vezes não vai fazer diferença, entretanto uma tesoura adequada ela com certeza cumpre melhor do que uma que não foi criada para um dado serviço. Dito isso, Tesouras de papel são ideias para cortar papel, algumas vezes no tecido ela "rasga" ao invés de cortar, ocasionando em cortes impreciso e perda de material (coisa que no início é muito importante). Desta forma, você terá uma peça totalmente torcida e as bordas do tecido ficarão irregulares, com “pontas” que com certeza irão interromper suas costuras.



3. Overloque requer mais cuidado


O serger é responsável por fazer as costuras de acabamento interno que ficam bem próximas ao corte do tecido. E como ela faz isso? Corte o tecido enquanto costura!


Você deve ter percebido que isso pode ser uma fonte de problemas para iniciantes! Qualquer pessoa que esteja aprendendo a costurar deve ter o dobro de cuidado ao usar qualquer uma dessas máquinas. Certifique-se sempre de que o tecido esteja afastado do calcador da máquina e que as peças defeituosas não entrem na parte onde está a agulha. Há também a faca, e qualquer passo no pedal pode causar danos irreversíveis ao tecido.



4. Para cada tecido uma agulha


Uma cena que já passou quase todo mundo que começa a aprender a costurar: desde o primeiro ponto a agulha se quebra. Ou, em vez de furar o tecido, empurre-o para dentro, onde está a bobina da máquina. Sim, é porque cada tecido requer o tipo certo de agulha. Existem variações na forma e espessura, tornando cada agulha adequada para um determinado tipo de tecido.



5. Lista de elementos essenciais


Coloque as caixas completas e organizadas, o tecido e a agulha apropriada nas mãos e você poderá começar a costurar. Direito? Ok… Mas poderia ser ainda melhor: antes de iniciar um projeto, faça uma lista de tudo o que você vai precisar. Pense nas cores dos fios, nos tipos de fios, botões, alfinetes, fitas de acabamento, entrelaçamento. Comece o projeto quando você tiver tudo em mãos, pois não há nada que corte mais o alvoroço de uma costureira do que ter que correr para o armarinho no meio da costura!



6. Experimente costura patchwork


Agora está tudo bem para começar, cortando moldes, acessórios com a mão. Comece a costurar! E até pra isso tem um pouquinho de diquinha de costureira profissional! Sempre teste a costura em um remendo ou pedaço de tecido que não ficará gasto ou não ficará visível.


Isso evitará imprevistos: de lugares errados, até vazamentos ocasionais de óleo que podem manchar seu tecido. Prefira sempre testar alguns pontos antes de passar para o item final.




7. Pesquisa


Aqui está nossa dica mais valiosa de todas! Pesquisa é tudo! Informação nunca é demais e, ao fazer sua pesquisa, você encontrará conhecimento para expandir suas possibilidades de costura. Assim, você também conhecerá os modos e artimanhas de cada costureira e poderá escolher os métodos mais fáceis ou melhores para você.


Inspirações, tecidos, modelos, técnicas ... Vale tudo na aprendizagem, e a Internet é a nossa grande aliada agora!

Comentários