Aprenda a como feltrar hoje mesmo com este tutorial! + 10 inspirações para feltragens com PAP

Aprenda a como feltrar hoje mesmo com este tutorial! + 10 inspirações para feltragens com PAP


Feltragem é uma técnica para transformar as lãs em feltro próprio, normalmente 3D para dar uma impressão e textura fofa para um artesanato.


Ao contrário do feltro úmido, onde água e sabão são usados ​​para modelar a lã, no feltro seco o instrumento usado para isso é a agulha. A entrada e saída da lã na lã faz com que as fibras se entrelacem, o que permite a transformação da lã em artigo feltrado.



Com essa técnica, é possível fabricar peças planas ou tridimensionais. É uma arte que nunca acaba!



Quer aprender a fazer feltros agudos? Em seguida, confira as dicas, fotos, informações e etapas passo a passo que separamos para que você possa produzir belos itens de feltro. Olha isto!



1. Materiais

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a fazer o trabalho de feltragem a seco é quais materiais usar neste ofício, que não são muitos. Veja a lista.

  • Espuma;
  • Lã cardada;
  • Agulhas;
  • Caneta para feltrar, se quiser;
  • arame maleável.
Lembrando que alguns materiais são opcionais, e como alguns deles possuem faixas muito grandes de preço, como você é iniciante não invista tanto na qualidade para não gastar dinheiro desnecessariamente.

2. Lã cardada

Em geral, a lã para feltro mais utilizada vem da Europa e da Patagônia, pois em lugares mais frios a lã é mais macia. Também existem lãs de partes do sul do Brasil.



Antes de escolher a lã, você deve levar em conta o que vai sentir. Para peças de decoração, bonecos e móbiles, o fio recomendado é o corriedale, que é macio e mais firme. Quando se trata de calçados e roupas de bebê, a lã cardada ideal para usar é a merino, que é ainda mais macia.



Para quem está começando, é sempre bom optar por peças que requeiram o uso de lã corriedale. Por ser mais firme, dará aos iniciantes mais confiança e desenvoltura. Já a lã merino, por ser muito macia, é escorregadia, o que dificulta o aprendizado.



Além disso, é sempre bom ter um kit de lã com cores diferentes também. Uma boa opção é comprar pequenas quantidades de cada cor para ter uma grande variedade.



3. Agulhas

As agulhas de feltro têm formato único, com ponta em L. Essa anatomia existe para facilitar a execução do trabalho, pois permite ao artesão pousar o dedo indicador na agulha. Isso acelera a produção e fornece mais segurança.



Quanto aos tamanhos, existem vários que podem ser usados ​​no feltro. Quanto menor for o número de agulhas, mais grosso será e vice-versa. Podem ser encontrados nos tamanhos 19, 32, 36, 38, 40 e 42, dos mais grossos aos mais finos.



As agulhas mais grossas são adequadas para feltrar grandes partes da peça e as mais finas para produzir detalhes.



4. Marcador

Se você quiser produzir um item muito rapidamente, pode usar feltro. É um acessório que permite fixar mais de uma agulha, é um bom investimento para quem deseja peças mais rápida, porque você não vai precisar mudar toda hora de agulha.

5. Primeiras peças

Os iniciantes devem procurar peças que sejam mais fáceis de aprender. Uma boa sugestão são as bolas de feltro.



Você pode fazer em tamanhos diferentes. É uma forma de colocar em prática os seus conhecimentos e de adquirir noções de formato e dimensão.



Outra sugestão para as primeiras peças a serem produzidas são as Fadas Feltradas, que são muito básicas e têm baixíssimo nível de dificuldade. Além disso, permitem a liberdade criativa do artesão.



6. Espuma

Como já mencionamos na lista de materiais, a espuma é um importante material de suporte, que visa dar movimento ao trabalho de feltragem e também evitar que o artesão se machuque com a agulha.



7. A tesoura atrapalha

Procure não usar tesouras no seu trabalho! A lã cardada rasga-se facilmente e pode ser marcada com uma tesoura.



Assim, o ideal é separar uma parte da lã da outra com os dedos e puxar uma parte contra a outra. Use tesouras apenas para pequenos acabamentos, quando extremamente necessário.

Vamos Agora para a Seção de Inspirações, pois agora você deve treinar o que aprendeu com alguns projetinho


Chaveiro de Corujinha - Faça e Venda



Dupla de Gatinhos - Faça e Venda Online


Kirby Cute Sentada - Faça e Venda



Vídeo Passo a Passo Créditos para  Yuki Feltragens


Coelhinho 



Porquinho de Corujinha - Faça e Venda



Vídeo Passo a Passo Créditos para  Ocha Drop


Chaveiro de Pintinhos Redondos- Faça e Venda



Jake do Hora de Aventura - Faça e Venda



Vídeo Passo a Passo Créditos para  Ocha Drop



Picolé de Feltragem - Faça e Venda com Chaveiro de Feltro




Vídeo Passo a Passo Créditos para Santa Meada

Comentários