Do Zero ao E-book: Estrutura Básica de Um E-book e Como deixa-lo profissional!

Do Zero ao E-book: Estrutura Básica de Um E-book e Como deixa-lo profissional!


Organizar é preciso em um E-book!




A estrutura básica de um E-book tem a seguinte forma, não tem um formato oficial, mas se você olhar bem, a maioria dos E-book tem essas partes ou até mais;

  • Capa - Tenha uma boa aparência mas sempre pareça profissional;
  • Capa - localização do título e autor do E-book, além de outras informações;
  • Página de créditos - para fontes externas, como imagens ou textos;
  • Apresentação - introdução ao tema do E-book;
  • Resumo interno - estrutura do E-book, assinalada com as páginas em que cada seção se encontra;
  • Corpo ou desenvolvimento - Conteúdo de E-book;
  • Conclusão - Fim do livro, para não terminar abruptamente.


Decida quais são os principais temas do tema escolhido. Resuma cada um deles e organize os capítulos para que seu texto seja compreensível.

É importante justificar suas ideias, então faça uma boa pesquisa na internet sobre o que já foi escrito e o que há de novo na discussão do assunto que deseja abordar.

Pesquise os tópicos nos quais seu cliente está interessado e defina seu conteúdo com base neles.

Ferramentas de pesquisa por palavra-chave, como o Google Keyword Planner, podem ser de grande ajuda na seleção de tópicos. Eles ajudam você a entender os interesses de seu público-alvo, para que você possa organizar seu conteúdo de forma mais eficaz.

Com base nisso, agora você pode definir não apenas o tópico, mas também os tópicos que serão detalhados no e-book.


Além de boa estrutura, boas imagens são um bom acompanhamento




O uso de imagens favorece a leitura e torna o e-book mais interessante. Você tem duas opções para usar fotos em seu livro digital sem ter um custo alto.

A primeira é escolher usar imagens de seu arquivo pessoal, o que não lhe trará problemas de direitos autorais.

A segunda hipótese é ir aos bancos de imagens. Existem muitos bancos de imagens disponíveis na Internet, e vários deles oferecem preços acessíveis, alguns dos quais são gratuitos. Alguns lugares para encontrar boas imagens para seu e-book:

  • ShutterStock - site de pesquisa que reúne milhares de fotos livres de royalties a preços acessíveis para ilustrar seu e-book
  • Fotos de domínio público - oferece mais de 5.000 fotos e 8.000 ilustrações para uso gratuito
  • Pixabay e Freepik - Outras opções boas e melhor ainda, GRÁTIS, mas apesar disso, é importante ajudar quem faz as ilustrações divulgando seu trabalho.
  • Fotos Digitais Gratuitas: Oferece também um plano pago, para quem precisa de imagens em alta resolução.

Cada foto de arquivo: reúne mais de cinco milhões de fotos tiradas em diferentes bancos de imagens

O design e a publicação de e-books farão a diferença. Além de ser bem escrito, seu livro deve ter um bom acabamento, o que dará ao trabalho um aspecto mais profissional.

Já que a intenção é ganhar dinheiro com o livro, e se você não sabe formatar e delinear, considere contratar um profissional para fazer o trabalho.

Quando se trata das despesas associadas à criação de um livro normal, os custos com um e-book serão muito mais baixos. Uma boa apresentação irá realçar a imagem do seu livro. Você encontrará bons freelancers em sites como odesk.com ou workana.com.

No entanto, é perfeitamente possível delinear um ebook sem ser um profissional ou contratar um. Leia abaixo, você verá uma lista de ferramentas para delinear seu e-book.

Ah, e outra coisa, o ortografia é muito importante também, ela é um enorme indicativo que houve profissionalismo na criação e revisão do texto.

Se necessário, contrate um editor para verificar os erros gramaticais. Para que o seu trabalho ganhe credibilidade e tenha um impacto positivo, é fundamental que esteja bem escrito, que as suas ideias sejam compreensíveis e que o seu português seja correto.

Comentários