Excelentes dicas de costura para iniciantes

Excelentes dicas de costura para iniciantes





Em cada início, é importante ter dicas que podem ajudar no processo de aprendizagem. Preparamos 5 dicas de costura para iniciantes que podem ajudar qualquer pessoa a aprender sobre esse mundo tão especial para nós.


1. Invista em materiais simples para começar

A primeira dica de costura para iniciantes é escolher tecidos mais baratos durante o treinamento. No início do seu aprendizado as costuras geralmente não saem como o esperado e isso vai economizar dinheiro durante a fase de aprendizagem, por isso se está dando errado, tome cuidado ao pensar que o problema é o material, pois você pode acabar gastando dinheiro desnecessariamente.


Já os fios devem ser de boa qualidade, pois devem ser resistentes, para não quebrar e atrapalhar o andamento do projeto da costura.


2. Organize sua fita métrica

Lidar com o tamanho do tecido é um grande desafio para iniciantes na costura. A primeira dica é colar a fita métrica na bancada para facilitar essa etapa e otimizar seu tempo.


Além de ter a peça sempre à mão, será mais fácil manusear o tecido com mais eficiência. Outra dica organizacional é ter um sabonete ou um pequeno travesseiro para inserir todos os alfinetes e agulhas, evitando acidentes e a perda desses materiais.


Se você quiser manter os alfinetes afiados, o conselho é usar lã de aço para o enchimento.


3. Mantenha o tecido em boas condições

É normal dedicar algum tempo para aprender como colocar seus acabamentos em boas condições. Antes de revelar a costura, a dica é cortar os cantos na diagonal. Não danifica o lado direito e isso facilitará o seu tempo para fixar o tecido.


A forma ideal de fazer a barra é dobrar o tecido duas vezes. Isso vai garantir um acabamento melhor, evitando que o tecido desfie por dentro, prolongando a vida útil da calça.


Para uma bainha perfeita, use um molde caseiro feito de papel resistente. Dobre o tecido sobre o molde, passe o ferro e costure. A bainha ficará mais reta, melhorando a aparência da vestimenta.


4. Evite perder botões originais

A costura de botões é uma necessidade constante, principalmente para quem costuma trabalhar com camisas e casacos. Para prolongar a vida útil da costura, passe um esmalte incolor nos fios. Aqui o objetivo é evitar perder botões e ter de procurar novos ou parecidos com o que se perdeu, tome cuidado para não passar esmalte demais, ele deve ser o suficiente apenas para umedecer a linha e enrigeçe-la.


5. Usando a máquina de costura

Usar a máquina de costura requer habilidade. O aprendizado vem com o tempo. Algumas dicas são importantes para os iniciantes, por exemplo, escolher o ponto ziguezague para costurar elásticos ao invés do ponto reto, pois preserva as características do produto.


Tecidos escorregadios ou felpudos podem ser costurados com plástico. Isso permitirá um manuseio mais confortável da agulha da máquina, facilitando o trabalho. Outra dica é escovar antes de costurar na máquina, para um resultado mais preciso.


Você precisa de um projeto de costura? Conte com ajuda profissional

Costurar pode ser um hobby e uma profissão. Basta estar atento ao objetivo e desenvolver as habilidades de acordo. Se você está planejando grandes projetos de costura, é melhor contratar uma empresa especializada.

Comentários