Quais materiais preciso para aprender a costurar? Veja este kit básico e direto! Parte 1

Quais materiais preciso para aprender a costurar? Veja este kit básico e direto!





Você já deve ter notado a grande quantidade de produtos encontrados em armarinhos e alfaiates. Mas, você sabe que tipo de material de costura é essencial para quem quer começar a costurar?


Cada item é importante e pode ser usado para tarefas rotineiras, como cortar e fechar peças, ou até mesmo acelerar certas etapas de costura. Uma das coisas que facilita o trabalho de qualquer costureira, mas nem todo mundo sabe disso, é o abridor de casa, uma ferramenta simples mas poderosa que facilita a remoção das costuras.


Caso esteja com perguntas sobre qual ferramenta e material é preciso para iniciar no artesanato, listamos os princípios básicos e essenciais de que você precisa para realizar tarefas simples, como costurar peças pequenas e fazer reparos, como colocar botões e zíperes.


Aprenda conosco, construa seu kit básico e tenha sempre em mãos os materiais mais utilizados!


Máquina de costurar


Nem sempre é necessário ter uma máquina de costura totalmente funcional. Algumas juntas e reparos podem ser feitos manualmente sem maiores problemas. Em outros casos, uma máquina que contém apenas pontos básicos pode ser suficiente para fazer o trabalho.


Dica: Se você deseja trabalhar profissionalmente com costura, precisará investir em uma máquina específica para o tipo de trabalho que deseja realizar (bordado, costura ou quilting, por exemplo). Ao escolher esta importante ferramenta, pense nos recursos de que você precisará a curto e médio prazo.


Acessórios para máquinas

Em geral, os acessórios da máquina são vendidos separadamente e podem ser adquiridos online ou em lojas especializadas. Sapatilhas de máquina são bons exemplos de acessórios que ajudam a desempenhar diferentes funções com maior precisão, como costurar com uma colcha elástica solta, perolizar e aplicar zíper invisível.


Agulhas

Agulhas de mão

As agulhas manuais tradicionais são obrigatórias, mesmo para quem já está habituado à costura à máquina. As agulhas de mão são úteis para colar peças antes da costura final e também para acabamento e remendos; quem trabalha com ioiô nem pensa em desistir deles.


No mercado existem agulhas de diferentes tamanhos e larguras, cada uma com uma função. Tecidos finos, como seda, chiffon e algodão, devem ser costurados com agulhas de pontas mais finas; enquanto os tecidos de trama aberta, como juta e gaze, devem ser costurados com agulhas mais grossas e rombas.


Quem precisa costurar feltro à mão pode optar por agulhas longas e de pontas finas. Uma agulha de ponta fina perfura o feltro sem muita dificuldade.


Dica: Se a agulha demorar para furar o tecido, experimente outros tamanhos até encontrar o ajuste perfeito para o seu projeto.


Agulhas de máquina

Ao contrário das agulhas manuais, que podem ser testadas em diferentes tecidos, as agulhas para máquinas de costura têm indicações específicas. Não tente, por exemplo, costurar um tecido com uma agulha adequada para tecidos que não sejam de elastano. Também não é recomendável usar uma agulha mais grossa e pesada em tecidos mais finos.


O uso de agulhas erradas pode interferir na costura e danificar a roupa. Portanto, antes de começar a costurar, observe as instruções de uso de cada um na embalagem. Além disso, nunca os misture quando precisar armazená-los ou quando estiver organizando o estudo.


Tesoura

Existem tesouras específicas para cada material. Inicialmente, invista em dois modelos: um grande e pontudo (para corte de tecidos) e um pequeno (para linhas de corte e acabamento).


Dica: Não corte papel ou outros materiais com a tesoura de tecido; as lâminas podem perder o corte e a tesoura pode precisar ser trocada com antecedência.

Comentários