Quais materiais preciso para aprender a costurar? Veja este kit Básico e direto! Parte 2

Quais materiais preciso para aprender a costurar? Veja este kit Básico e direto! Parte 2 





Alfinetes


Os alfinetes são usados ​​para unir as partes do tecido a serem costuradas. Portanto, são muito úteis para costurar, tanto à mão como à máquina.


Os pinos da cabeça são mais fáceis de ver na peça. Os pequenos alfinetes, por serem mais fáceis de manusear e menos visíveis, são ideais para ajustar a roupa diretamente ao corpo, bem como para prender recortes de tecido menores.


Para evitar o aperto, use pinos de ambos os modelos. Afinal, trata-se de um item de costura de baixo custo que sempre será utilizado nos mais diversos projetos.


Dica: alfinetes grossos com uma aparência mais forte são melhores para segurar tecidos grossos, enquanto alfinetes mais macios são melhores para tecidos finos.


Fita métrica


A fita métrica flexível é um material de costura obrigatório para trabalhos de costura iniciantes e veteranos. Ajuda a medir estruturas curvilíneas, como o corpo humano, mas também são ótimas para medir peças de tecido e peças confeccionadas.


Líderes

Ao contrário de fitas métricas, as réguas são ideais para medir e marcar estruturas planas. Você pode usá-lo para traçar padrões, cortar tecidos com o lápis circular e também fazer marcas em uma linha reta.


Réguas claras fornecem mais precisão na execução de tarefas, mas as réguas de metal suportam melhor com o uso frequente. Há também uma régua 3 em 1. Essa ferramenta permite desenhar curvas, cavas e decotes, tornando-a perfeita para quem quer trabalhar com modelagem de roupas.


Giz de alfaiate

Se você estiver fazendo um projeto que requer a transferência do padrão para o tecido, use giz de alfaiate. Com este giz você pode marcar (claro né) no tecido com precisão e ainda é simples de lavar.

Dica de ouro: Caso não tenha giz, utilize uma caneta de tecido lavável, tome cuidado para não usar uma permanente!


Linhas.


A linha de costura à mão é bem diferente da linha de costura à máquina. Enquanto o primeiro é geralmente vendido em pequenas bobinas, o último é geralmente vendido em cones grandes, que contêm mais de um metro de fio. Além da aparência, a diferença mais importante é a força.


Enquanto o primeiro é mais fino e mais delicado, o último deve ser forte o suficiente para não ceder em alta velocidade. Porém, se você deseja que seus pontos à mão sejam mais firmes e duráveis, não há problema em usar uma linha mais forte, como a linha de pontos, por exemplo.


Dica: Se você quiser finalizar suas peças com bordado manual, reserve bolinhas ou fios de bordar.


Cores genéricas

Seja qual for o tipo de linha que você decida usar, deve-se lembrar que existem cores selvagens, que são as mais utilizadas para costurar peças de todos os tipos. Quando for comprar cores, seja criativo e pegue várias cores, nunca se sabe quando vai ser necessário alguma cor diferente, e caso você não vá usar tanto, melhor ainda que não precisar comprar tantas vezes, e ainda assim vai ter sempre elas.


Como você viu, um kit básico de material de costura deve incluir uma máquina (com as funções que você utilizará imediatamente e em alguns meses), linhas de costura nas cores mais utilizadas e agulhas de tamanho e medida. Vários tipos, giz ou caneta hidrográfica no tecido, duas tesouras bem cortadas e uma fita métrica.


Além desses materiais, também pode ser necessário ter enfeites, como miçangas, sianinhas, botões e alguns tipos de fitas. Portanto, antes de ir às compras, pense no tipo de trabalho que deseja fazer. Dessa forma, você pode tomar as decisões certas.

Comentários